Evangelho do dia 07

Marcos 6, 14-29

Que homem ousado foi João Batista, mesmo sem fazer milagre algum se tornou famoso a ponto de depois de sua morte os homens ainda acreditarem no seu retorno e o comparar ao próprio Jesus como se este fosse a sua ressurreição.
João foi o último profeta, não realizou milagres, mas as pessoas o reconheceram por anunciar com destemor o Reino de Deus e denunciar a injustiça. Ele era um homem como nós, sem poderes extraordinários, mas vivia a santidade e falava com tanta coragem que não podiam ignorar a sua presença. Ele morreu porque não teve medo de denunciar o erro dos poderosos!
Para este profeta não existia distinção de pessoas, batizava quem desejasse receber a unção. Não era homem de meias palavras, reconhecido por dizer a verdade como ela é, e tratando todos que o procuravam como pecadores buscando a conversão pessoal, os acolhendo no rio Jordão para uma vida nova.
Se existissem mais pessoas no mundo a modelo de João Batista, estaríamos em uma sociedade muito melhor. Como cristãos, é nosso dever viver como propagadores de uma conversão concreta e autentica, não tenhamos medo de denunciar, pois quando o Espírito Santo fala por nós, mesmo aqueles que ficam embaraçados por ter seu próprio pecado expostos diante dos seus olhos, não conseguem recusar a mensagem de tão penetrante que ela se torna.
Cuidado para não estar distraído na sua missão. Se não estivermos atentos vamos acabar caindo nas ciladas que o maligno põe no nosso caminho. Se não analisarmos direito algo aparentemente muito bom e inofensivo pode se tornar a sentença de morte para nós ou para as outras pessoas que dependem de nós.
Se Deus te der uma oportunidade boa não a desperdice dando ouvidos a quem está com o coração corrompido pelo pecado, tenha discernimento ao fazer as suas escolhas e não se deixe levar por conselhos de pessoas mesquinhas e sem fé. Às vezes Deus nos abre portas onde ninguém mais poderia abrir e precisamos saber aproveitar as oportunidades que Deus dá.
Tenhamos sempre uma atitude verdadeira de discípulos convertidos. Vejamos que os discípulos de João não se desesperaram pela sua morte, mas apenas foram buscar o seu corpo e sepultar. Aquele que tem convicção da missão que Deus lhe deu, e a vive na carne, ensina aos seus companheiros que a morte pela perseguição alheia não é motivo de choro, mas sim uma grande honra, sinal de vitória sobre o pecado.
Que, como João, você não se cale diante da injustiça e do erro. Nós temos mesmo é que incomodar nesse mundo! Se você é cristão e sua vida ainda não se tornou motivo de escândalo e admiração para as pessoas, se preocupe, talvez seja hora de rever algumas coisas.


ORAÇÃO: Perdoa-me Senhor, muitas vezes eu me omiti quando devia ser eu a defender o que é certo. Assumo aqui a minha culpa por calar quando devia falar e falar quando devia calar. Coloca palavras na minha boca Senhor! Eu não sei falar, não entendo muito as coisas e tantas vezes me deixo confundir por pessoas que me convencem de mentiras porque eu não sei defender a sua verdade. Quero defender a verdade, me dá oportunidade de ser testada e convencer, não por meus méritos mais por tua unção, alguém que está iludido e enganado neste mundo pela falsidade do pecado. Vem sem demora Senhor, pois o mundo precisa de santos e eu quero ser um. Amém!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bate-Papo Católico (Semear a palavra de Deus é nossa missão)