Evangelho do dia 02

Lucas 2, 22-40
A família de Nazaré seguia todos os costumes da lei de Moisés. José e Maria viveram e ensinaram Jesus, na sua catequese familiar, que este devia seguir os costumes do seu povo como está escrito na Lei.
Mesmo sendo Jesus o filho de Deus, o salvador tão esperado, este seguiu como se fosse um menino comum as prescrições da lei dos antigos. Atualmente as pessoas querem passar por cima da lei, achando que suas palavras valem mais do que aquilo que já nos é pedido pela milenar sabedoria da nossa igreja Católica. A atitude de Maria e José em submeter Jesus a lei dos seus antigos e aderi-lo a sua cultura nos faz pensar se estamos nos preocupando com a nossa cultura católica.
Quantos católicos perdidos na sua própria crença já não disseram: “Pra quê essa besteira de confissão?”, ou “Pagar o dízimo? Eu não quero dar o ‘meu’ dinheiro tão sofrido pra quem não tem o que fazer”, até mesmo “Esse negócio de ler a bíblia é coisa de gente doida e alienada”. Onde estamos alimentando os nossos costumes? Se não é como a Sagrada Família que se alimentavam na fé seguindo as tradições, vamos seguir o que as novelas nos contam, ou o que as músicas nos incentivam a fazer?
A promessa de Deus é clara para aqueles que acreditam e para os que não acreditam. Se esquecermos do nosso orgulho para nos submeter às tradições, mesmo que não gostemos das pessoas que trabalham na paróquia Deus vai honrar esse nosso pequeno sacrifício, sem dúvida alguma.
Simeão esperava em Deus, esperava em oração, em prontidão que o Senhor lhe desse a honra de ver com seus próprios olhos a salvação. Percebamos que Simeão não estava no templo e talvez nem fosse costume dele ir naquele horário à casa de Deus, mas o Espírito Santo o guiou a estar naquela hora porque tinha para ele uma surpresa.

Aquele que é amigo íntimo do Espírito Santo, em cada saída de casa deve estar com os olhos e ouvidos atentos para a providência divina. Cada vez que saímos da nossa casa é uma missão nova, secreta e surpreendente que Deus tem para nós. Simeão agradou tanto a Deus que o Senhor quis lhe agradar concedendo o seu pedido. Que tal se tornar alguém assim próximo de Deus? Alguém que Deus tenha tanto orgulho que faça de tudo para nos agradar?
Ana, a profetiza, também viu a promessa de Deus, ela sentiu naquele momento que as renúncias que havia feito para estar ali servindo a Deus, ao invés de curtir a sua viuvez e sofrimento, valeram completamente a pena, porque ela soube esperar ativamente, Esperar no Espírito! Nossa espera nas promessas de Deus deve ser uma espera que se põe a serviço do Senhor confiante que este nos ouve e no tempo certo nos atenderá.
Muitos tiveram a chance de ver Jesus e reconhecer a grandeza da promessa de Deus, mas preferiram não acreditar, porque estavam distraídos, não esperaram na unção de Deus como Simeão e Ana. Só quando estivermos alertar pela fé, esperando acordados na graça de Deus e nas suas palavras é que veremos os milagres surgindo de verdade, porque o Espírito Santo transformará o nosso jeito de olhar.


ORAÇÃO: Espírito Santo de Deus nesse momento eu clamo que venhas em meu socorro. Tantas vezes eu estou distraído com as coisas do dia-a-dia e não percebo que você está tentando me alertar muitas vezes o caminho certo da obediência a Deus. Meu doce amigo, me ajude a entender que quando Deus me diz um não é porque Ele tem algo bem melhor pra mim lá na frente, porque se não eu não vou saber esperar. O mundo quer me cegar para ver as promessas que Deus já está encaminhando, mas eu não quero me deixar iludir por ele, eu quero seguir a tua voz, só a tua voz Espírito Santo. Sei que está ouvindo essa oração agora, e me transformando por dentro, por isso agradeço e me comprometo a não mais desgrudar de você, Amém!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bate-Papo Católico (Semear a palavra de Deus é nossa missão)