Evangelho do dia 31


Lucas 1,39-56
Maria prima de Isabel sabendo de sua gravidez foi rapidamente visitá-la em sua casa na cidade de Judá. Chegando lá a criança que Isabel estava esperando pulou de alegria no seu ventre e ela sentiu a presença do Espírito Santo que Maria trazia consigo e Isabel perguntou quem havia lhe concedido tão grande honra de que em sua frente estivesse à mãe do salvador, Maria diante de tanta simplicidade respondeu que sua alma glorificava ao Senhor e o espírito exultava em Deus o salvador, sua alegria era tão grande que na hora em que decidiu aceitar o filho de Deus em seu ventre não se importou com o que diriam os homens, já que ela era solteira e na época não ficava bem uma mulher ficar grávida sem que fosse casada, Maria simplesmente aceitou não pensou nem duas vezes.
A mãe de Jesus esteve muitas vezes ao lado dele e passou por situações em que muitas de nossas mães não agüentariam, mas Maria tinha um diferencial que lhe auxiliava na hora de enfrentar os sofrimentos e esse diferencial era o Espírito Santo de Deus que estava presente nela desde a anunciação do anjo.
Em nosso meio as pessoas muitos vezes tem vergonha de participar dos atos religiosos, não querem programar a boa nova de Deus nem participar de encenações na vida de nosso Senhor Jesus Cristo, mas a exemplo de Maria devemos deixar-nos ser conduzidos pelo Espírito Santo e não medirmos esforços para viver a serviço de Deus.
Oração: Senhor, que neste mês de maio a exemplo de Maria, fazei com que nos sejamos mais obedientes a Deus e através da sua interseção alcancemos as graças de Deus amém.

Evangelho do dia 30


Lc 9,11b-17
Corpus Christi

          Neste evangelho o Senhor quer nos mostrar o quanto é importante acolher a todos aqueles que necessitam da nossa ajuda,pois a multidão estava faminta,não só fome do corpo ,mais sim fome da palavra de Deus  e os discípulos se preocuparam,por que não tinham comida suficiente para matar a fome de tanta gente, só tinha apenas cinco pães e dois peixes.
          Muitas vezes nós também estamos como essa multidão, famintos, em um deserto precisando de ajuda espiritual e precisando também de uma palavra que nos tire o medo de anunciar a palavra do Senhor,a fé que muitas vezes nos falta e também o egoísmo por não querer fazer as obras do Senhor ,mais sim ,sempre buscamos aquilo que nos agrada e que muitas vezes não agrada ao Senhor.
          Hoje em dia em meio à população em que vivemos, existem diversos tipos de sofrimentos que atingem a milhões de pessoas,pois estamos cercados de violências tanto na família como nas comunidades,cidades,ou seja, no mundo inteiro.
    Que Deus possa nos ajudar a tornarmos o mundo bem melhor e harmonioso seguindo esse Jesus misericordioso e nos alimentando tanto da palavra quanto da Eucaristia...
             Oração: Senhor Jesus,ensina-nos a obedecer a tua palavra e seguir a nossa missão como filhos(as) de Deus.Ajuda-nos a orar em todos os momentos da nossa vida e principalmente diante das dificuldades que surgirem na nossa caminhada.Que o Senhor possa multiplicar na nossa vida a paz,amor,saúde,prosperidade,união e dignidade.Obrigado Senhor,pelas maravilhas que tem feito na vida de cada ser humano e nos tire da tristeza,egoísmo,comodismo,angústia,orgulho e soberba.Amém

Evangelho do dia 29


Mc 10,32-45
     No evangelho de hoje é relatado um dos momentos em que Jesus conscientiza os seus discípulos sobre a missão que Deus o confiou, relata todo o sofrimento que ele iria passar e sua ressureição gloriosa. Partindo disso podemos perceber que Jesus em momento algum mostrou querer ir contra a sua missão que era salvar a humanidade, apesar de saber que o sofrimento seria monstruoso, e que ele estava dando a vida por pecadores. Cabe a nós hoje nos aproximarmos do merecimento de tal sacrifício, sendo aquilo que Jesus desejaria que fossemos, seguindo seus mandamentos e todos os seus preceitos de salvação.
         Neste mesmo evangelho Jesus vem nos mostrar a grande importância da humildade como caminho para a salvação, quando Tiago e João vem o pedir um lugar ao céu, Jesus vem dizer a eles que para alcançar um lugar ao céu (a salvação) eles deveriam seguir o plano de vida dele, o que não é fácil. E ainda vem dizer que na terra os maiores são os tiranos e ricos, mas para se tornar maior aos olhos de Deus devemos nos tornar pequenos aqui na terra. Jesus hoje vem nos falar de humildade e perseverança no serviço de Deus, duas características difíceis de adquirir, mas basta que busquemos verdadeiramente o caminho de Deus para que alcancemos a glória.
ORAÇÃO: Senhor Deus, que sigamos o exemplo de vida de teu filho Jesus, e que sejamos perseverantes em teus serviços e que a humildade seja uma de nossas virtudes. Mostre senhor o caminho para a salvação e que o medo e as tentações não possam nos afastar de ti. Amém!

Evangelho do dia 28


Mc 10,28-31
         Nesse Evangelho vemos claramente a preocupação de Pedro e dos outros discípulos com a recompensa que haveriam de receber por eram seguidores de Jesus, isso porque tinham deixado tudo para trás, ou seja, casa, família e profissão deixando tudo para trás. Pensando dessa forma nunca iríamos seguir a Jesus, sendo que Ele não valoriza os bens materiais.
         Devemos seguir os ensinamentos do Senhor sem esperar recompensa, devemos fazer o bem sem olhar a quem e ajudar a todos que precisam de nós. Ajudar não significa só dá alguma coisa, significa sim dá uma palavra amiga tendo o cuidado como está dizendo, pois saiba que como uma palavra pode levantar alguém pode também derrubar.
No nosso dia-a-dia quantas vezes agimos de forma desonesta excluindo ou humilhando os nossos irmãos achando que só agente está preparado para pregar, orar, celebrar, cantar, etc. isso é uma grande falha nossa sendo assim estamos colocando o nosso orgulho como o centro da nossa vida.

O que Jesus quer de cada um de nós devemos acolher com humildade, sabedoria, respeito e acima de tudo com amor. Que os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo nos liberte de todas as coisas que nos afasta do Pai.

Precisamos tomar muito cuidado com nossas atitudes e ações do dia-a-dia, pois não podemos nos considerar como únicos, ou seja, o que sabe tudo e condenar ou criticar as pessoas por qualquer coisa, devemos sim usar a crítica, mas de forma construtiva aonde venha a trazer crescimento a quem estivermos criticando.
Fica a afirmação do fim do Evangelho para cada um de nós: Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. “E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

Oração: Pai criador do céu e da terra torna-me forte o suficiente para tirar da minha vida tudo aquilo que não agrada a tí, não permitas que eu seja ocasião de pecado aos pequeninos que se aproximam de ti e querem ser discípulo do teu reino, dai-me todos os dias um coração novo onde eu possa não guardar mágoas nem rancor só paz e amor para saber discernir entre o bem e o mal. Abençoa Senhor Jesus os teus filhos que se encontram em situações de dificuldade dando-lhe saúde e paz para ter força de sobreviver. Faze-me vitorioso no Teu poder de amor, de perdão e de misericórdia. Concede-me o dom do desprendimento. Nada em mim seja mais importante do que a primazia da Tua sagrada presença em minha vida. Amém.

Evangelho do dia 27


Mc 10,17-27
Esse evangelho trás uma grande lição para os que estão na caminhada no dia-a-dia, pois todos temos altos e baixos, por vezes passamos longos períodos considerados tristes achando que estamos abandonados pelo Senhor, com vontade de largar tudo, descansar, dar um tempo, fugir da realidade muitas vezes dura e cruel e deixar a vida fazer o seu percurso. Em contrapartida isso não é digno do ser humano devemos é ter força, coragem e sabedoria, claro dentro do projeto de Deus, para enfrentar os desafios que a vida nos proporciona, pois cada um tem sua cruz a carregar e só com o Senhor é que conseguimos carregá-lo de forma honesta.
Lembre-se da música “pegadas na areia”, pois no momento de aflição Jesus carregava aquele homem no colo, o mesmo Ele faz com cada um de nós e muitas vezes não sabemos agradecer.
Esse Evangelho nos deixa bem claro os mandamentos que se resume em “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” pense bem como é difícil ser obediente a Jesus, quantas pessoas nos desejam o mal, nos humilham, nos caluniam e ficam na torcida quando nos damos mal na vida, não se esqueça de que Jesus tem um olhar bastante doce para conosco, quantas vezes usamos máscaras para nos proteger, fingimos ser forte isso tudo podemos até fazer para os nossos irmãos aqui na terra, mas para Deus tudo fica totalmente visível aí percebemos o quanto somos fracos.
Observe ainda o quanto somos agarrados aos bens materiais, pois na hora que Jesus disse vende tudo o que é teu e distribui com os pobres, quando ele ouviu isso saiu muito triste por ser muito rico, lembre-se que ao morrermos não levamos nada disso, não estou querendo dizer que não devemos trabalhar e possuir as coisas, precisamos sim pois são necessidade do dia-a-dia mas com ganância e egoísmo.
Oração: Senhor Deus dai-nos um coração manso e sereno para termos discernimento entre o certo e o errado, pois somos a tua imagem e semelhança por isso devemos viver segundo o teu plano. Ajuda-nos a não sermos egoístas e nem nos apegarmos a bens materiais, lembre-se de que o dinheiro pode comprar passaporte pra qualquer lugar do país menos para o Céu.

Evangelho do dia 26

Jo 16,12-15

Neste domingo, celebramos a festa da Santíssima Trindade, e é-nos proposto refletir e viver esta passagem do discurso de Jesus, pois nas leituras de hoje Jesus nos deixa bem claro que a sabedoria divina é fator primordial em nossa vida, pois é a partir dessa sabedoria que encontramos força para enfrentar os desafios da vida e seguir os projetos de Deus como guia de nossa salvação.
Jesus nos promete o Espírito Santo o qual nos revela os planos de Deus e nos prepara para as coisas futuras do Senhor, isso nos deixa bem claro que não estamos aqui por sorte, estamos sim porque Deus tem um plano para cada um de nós e o Espírito Santo é quem nos ajuda a realizar tudo conforme a vontade do Pai é exatamente por isso que só passamos a compreender os fatos quando nos apossamos do Espírito Santo, pois é Ele que nos dá conhecimento, sabedoria e amor. Somente Ele é capaz de nos fazer compreender a palavra. Deus vive dentro do coração de cada um de nós, nos carregando no colo nas horas mais difíceis, só precisa que cada um descubra esse amor verdadeiro e passe a viver no seu cotidiano. O Espírito nos conduz a vivermos em comunidade e na fidelidade a Deus.
 Reflita bem sobre esses questionamentos – Você crê que o Pai tem um plano para você e que através do Espírito Santo Ele está elaborando o seu coração para tudo acontecer como Ele quer? – Você consegue assimilar o que Jesus lhe fala? – Você reconhece a vontade do Pai nos fatos e acontecimentos da sua vida? – Você é dócil à condução das pessoas que o Senhor colocou perto de si? Você trata bem as pessoas com quem você convive? Pense em tudo isso e veja o que Deus quer de cada um de nós.

Oração: O Espírito Santo de Deus vem a cada dia aumentar a minha fé, ajudar nas minhas decisões diárias, inspira o meu falar, o meu agir, o meu pensar, ensina-me a ser fiel Aquele que habita em nosso coração. Vem Espírito Santo coloca em nosso coração mansidão, serenidade, sabedoria e amor.

Evangelho do dia 25



Mc 10,13-16


Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. Jesus deixa claro com devemos agir, como crianças, devemos ser bons e sensíveis aos sentimentos do próximo, devemos amar com toda a força que pudermos, perdão deve ser nosso sobrenome, pedir ou dar não deve ser motivo de vergonha, buscar Jesus em qualquer lugar não deve ser cansativo.
Se possuíssemos o coração de uma criança seriamos pessoas melhores, imagine se vivêssemos buscando sempre a felicidade do lado do outro sem se importar com o que o mundo oferece para nos dar status, sem inveja, sem intrigas, sem cobiça, sem maldade. Bom, esse seria o paraíso, talvez seja assim o reino dos céus , todos sejamos crianças de coração, buscando só uma coisa em comum: Deus.
Oração: Ó Senhor dá-nos um coração novo, um coração de criança, um coração que te louva porque te ama, que não vê maldade em tudo e que não busca ser melhor que nem, um coração humilde em que a maior exaltação é ver o próximo feliz. Fazei-nos Senhor capazes de entrar no teu Reino. Amém!

Evangelho do dia 24



Mc 10,1-12

Neste Evangelho Jesus vem nos falar sobre o sacramento do matrimônio, onde como Ele mesmo diz um homem e  uma mulher se unem para formar um só, uma só carne, para ter o mesmo coração e viver a mesma vida. Esta vida em matrimônio deve ser uma vida baseada no amor, no respeito e principalmente no seguimento a Deus.
      O casamento é visto por muitos hoje como brincadeira, casa hoje, separa amanhã, mas como O próprio Jesus falou: ”o que Deus une o homem não separe ”,portanto o sacramento do matrimônio é muito serio, por isso só deve ser buscado quando realmente estiver preparado.

Oração: Senhor cuidai de todas as famílias para que jamais ocorra nenhum tipo de separação nas mesmas, não deixai que o amor deixai que o amor deixe de existir em nossos corações e fazei que cada vez mais os casais busquem  uma vida de santidade e desejo por ti. Amém!

Evangelho do dia 23


Mc 9,41-50

Neste evangelho somos levados a analisar nossas ações como filhos de Deus, muitas vezes agimos de forma impulsiva como se fossemos qualquer outra criatura, mas não, somos filhos de Deus, um Deus bom e cheio de amor, que nos deu a vida e que nos ama.
É necessário, portanto medir nossas ações e retirar da nossa vida tudo o que nos afasta do Pai, mesmo que para nós possa parecer algo extremamente importante, é necessário que entendamos que nada é mais importante que o amor de Deus.
Oração: Pai de eterna bondade, que tu possas iluminar-nos para que possamos enxergar o que fazemos de errado, em que precisamos mudar... para que assim possamos nos aproximar cada vez mais de ti.Amém!

Evangelho do dia 21


Mc 9,30-37

         Da anunciação da morte e ressurreição do filho do homem e do que a palavra de hoje vem nos falar, Jesus repassa aos discípulos o que vai acontecer, mas eles não compreendem e temem perguntar, podemos ver mais uma vez o medo atrapalhando a vida dos cristãos. Quantas vezes também nós somos bloqueados por esse medo e perdemos a chance de evangelizar, de fazer melhoras em nós e em nossos irmãos por causa do medo. Jesus recebeu a missão mais importante que alguém poderia receber ele foi encarregado de salvar toda a humanidade e por isso foi perseguido por muitos, mas mesmo assim insistiu, levou sua missão até o final e não deixou que o medo o atrapalhasse. Pois ele sabia que não havia o que temer pois os seu pai estava com o mesmo.  
         Na palavra de hoje Jesus vem também nos dar uma lição de humildade, dizendo: “Quiser ser o primeiro que seja o ultimo e que sirva a todos os outros”. Com essas palavras Jesus nos lembra de tudo que ele fez, ele sendo o salvador da humanidade se faz humilde desde o seu nascimento até a sua morte, Jesus nunca quis ser colocado em tronos e nem receber as maiores riquezas ele foi humilde sempre servindo a todos sejam pecadores ou não, para que o mundo percebesse que a felicidade não esta nas coisas materiais, e que nossa missão é evangelizar.
Oração: Jesus, Tu morrestes a cruz para salvar a cada um de nós mesmo sem merecermos, fazei que nós sigamos o teu exemplo de humildade e também nos sacrifiquemos pelos nossos irmãos, e a partir dessa fraternidade possamos ver o que realmente faz sentido. Amém!

Retiro de cura e libertação em Jucás


Todos nós temos uma ferida que às vezes não dói, outras vezes aperta algo do passado que nos faz pensar em voltar atrás, algo que queremos fazer e é errado. Todo momento em que batalhamos para curar esta ferida é válido, é por isso que fomos participar do retiro de cura e libertação em jucás, para nos fortalecer e tirar qualquer resquício de sujeira de dentro de nós!




















































Este retiro ocorreu no dia 12 de Fevereiro de 2012, mas até hoje guardamos ele em nosso coração.


Bate-Papo Católico (Semear a palavra de Deus é nossa missão)